Aeroporto Santos Dumont no Centro - RJ

Aeroporto Santos Dumont no Centro - RJO Aeroporto Santos Dumont no Centro do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1936.

Na época, o transporte comercial empregando hidroaviões utilizava o atracadouro da Ponta do Calabouço.

Segundo a INFRAERO, o aeroporto é, atualmente, o décimo aeroporto brasileiro em tráfego de passageiros, com movimento de 3,6 milhões embarques/desembarques por ano.

História

Antesa da inauguração do Aeroporto Santos Dumont, a aviação de pouso e decolagem terrestre aproveitava o Campo de Manguinhos e os aparelhos militares da Aeronáutica e Marinha.

Eram usados, respectivamente, o chamado Campo dos Afonsos e o do Galeão.

Aeroporto Santos Dumont no Centro - RJ

Como grande cidade e sobretudo, na condição de Distrito Federal, o Rio de Janeiro exigia providências urgentes.

Estava na hora de dispor de um Aeroporto condizente com suas necessidades. Duas áreas encontravam-se na mira: a do Calabouço, onde atracavam os hidroaviões de rotas nacionais e internacionais, e a de Manguinhos que recebia as aeronaves de pouso e decolagem.

A proposta de implantar o aeroporto no aterro do calabouço repercutiu bem, conquistando elogios de especialistas em aviação do mundo todo. As obras começaram em 1934, em terreno cedido pela Prefeitura do Distrito Federal ao Ministério da Viação e Obras Públicas.

A primeira parte dos trabalhos constituiu-se basicamente da ampliação do aterro em mais 370 mil metros quadrados. Consta até que um burrinho foi emprestado pela Prefeitura para ajudar no serviço.

Aeroporto Santos Dumont no Centro - RJ

O projeto exigiu a construção de uma muralha de contenção e o lançamento de mais de 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na área conquistada ao mar.

Os serviços não foram interrompidos. Hidroaviões continuavam a operar normalmente no local e o terrapleno, antes mesmo de estar concluído, já estava sendo utilizado, franqueado aos 400 metros para pequenas aeronaves.

 

Mais tarde, em 1936, quando alcançou 700 metros, foi aberto para aparelhos de maior porte, o primeiro aeroporto civil do país era finalmente inaugurado.

Estrutura

Pela localização privilegiada, no centro da cidade do Rio de Janeiro, permite chegar rápido aos principais hotéis e áreas turísticas. O Aeroporto Santos Dumont tem a preferência dos executivos que precisam viajar a negócios.

O prédio do Aeroporto foi projetado pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto, em 1938, que ganharam um concurso nacional.

Aeroporto Santos Dumont no Centro - RJ

A construção foi um marco da arquitetura moderna brasileira, com seu duplo saguão, onde se destacam os painéis com telas de 15 metros de comprimento por 5 de altura, de Cadmo Fausto, retratando o sonho mitológico de Ícaro realizado por Alberto Santos Dumont com o 14 Bis.

Os jardins em frente ao Aeroporto foram idealizados por Burle Marx.

 


Para atender a crescente demanda, em 2003 a Infraero deu início aos projetos de desenvolvimento do Aeroporto. Mantendo o prédio original, tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural (INEPAC), foi iniciada em 26 de maio de 2007, a operação assistida de nova edificação, exclusiva às operações de embarque.

Com design moderno e arrojado, o projeto do novo terminal de embarque, do arquiteto Sergio Jardim, respeita a luminosidade e preserva o visual, do cenário que emoldura o sítio aeroportuário.

A Baia de Guanabara, a Ponte que liga o Rio a cidade de Niterói, e a Enseada de Botafogo, situada entre o Aeroporto e o Pão de Açúcar.

Aeroporto Santos Dumont no Centro - RJ

Com 1.800 metros quadrados, a sala de embarque possui acomodações envidraçadas, em que se distingue um teto que lembra o céu azul, com paredes verdes transparentes.

Para evitar obstruir a visão, o sistema de ar condicionado está instalado no piso.  

 



O terminal de embarque possui ainda longarinas com design atual e dentro do conceito de ergonomia, à disposição dos passageiros. Além de um confortável espaço lounge – local aconchegante, enquanto os passageiros aguardam seus respectivos voos.

Sítio Aeroportuário

Área:

833.703 m²

Pátio das Aeronaves

Área:

95.800 m²

Pista

Dimensões(m):

1.323 x 42 e 1.260 x 30

Terminal de Passageiros

Capacidade/Ano:

8.500.000

Área(m²):

19.000

Estacionamento

Capacidade:

1.042 vagas

Estacionamento de Aeronaves

Nº de Posições:

20 posições

*as posições podem ser alteradas conforme o mix de aeronaves*

Serviços

Aeroporto Santos Dumont no Centro - RJ

Dois restaurantes a la carte, lanchonete, tabacaria, livraria, escritório virtual, táxi especial e comum, aluguel de carros, banco Itaú, Bradesco e banco 24 horas, Correio, loja de conveniência, loja de jóias, loja de artesanato e lan house.

Conta ainda com um posto da Polícia Federal e Juizado Especial TJ.

 

 

Companhias Aéreas

Avianca
Azul
Gol
Passaredo
Tam
Team
Varig
Webjet

Projetos Sociais

Dando Asas ao Futuro

Abordagem, cadastramento e acompanhamento de crianças, jovens e adultos que transitam ou se instalam na praça froteiriça ao aeroporto Santos-Dumont.

São oferecidas oficinas de capacitação e atividades educativas, esportivas e lúdicas voltadas para o resgate da cidadania, inserção familiar e social e capacitação para o mercado de trabalho. As oficinas são desenvolvidas de forma a dar atendimento completo às crianças, aos adolescentes e aos seus familiares.

Aeroporto Santos Dumont no Centro - RJ

Após a abordagem, os jovens passam por um abrigo provisório, no qual participam de atividades que possibilitam o diagnóstico de aptidões. O objetivo é apontar o caminho para a recuperação pessoal, para o resgate da cidadania e para o tratamento da drogadição, passando pela formação da consciência de que a rua não é lugar de morada de nenhum ser humano.

 

Depois segue-se a etapa de capacitação para o mercado de trabalho. O trabalho culmina com a construção, em terrenos doados pela prefeitura, de 100 casas populares por ano, pelo sistema de mutirão.

O número anual de jovens que serão atendidos e que passarão pelas oficinas será relativo ao número de abordagens, isto é, quantos circularem nas proximidades do aeroporto. O objetivo é atender a cem pessoas por ano.

A expectativa é que a cada ano o número de atendimentos cresça em função da visibilidade e dos resultados do projeto.

Data de início: 01/12/2003

Pessoas atendidas: 100 por ano

Aeroporto Santos Dumont no Centro do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Senador Salgado Filho, s/n - Bairro Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2220-2218

Site Oficial: www.infraero.gov.br





  Sobre o EncontraCentroRiodeJaneiro
Fale com EncontraCentroRiodeJaneiro
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro RJ  no Facebook siga o Encontra Centro RJ  no Twitter Encontra Centro RJ  no Google+


Termos EncontraCentroRiodeJaneiro | Privacidade EncontraCentroRiodeJaneiro