Sobre Centro RJ![]() O Centro é um bairro da Região Central da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Abriga o coração financeiro da cidade. Apesar de possuir residências, o bairro é eminentemente comercial. Possui desde prédios históricos até modernos arranha-céus. Suas áreas residenciais são, principalmente, no Bairro de Fátima e no Castelo. História A história documentada do bairro começou em 1567, quando os 120 portugueses que haviam fundado a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro dois anos antes, no Morro Cara de Cão, se transferiram para o Morro do Castelo, que oferecia melhores condições de expansão. A partir desse morro, a cidade se expandiu nos séculos seguintes, passando a ocupar todo o atual Centro. Desde 1763, quando a cidade do Rio de Janeiro foi elevada à condição de capital da colônia, até 1960, quando a cidade perdeu a condição de capital brasileira para Brasília, o Centro foi o palco de algumas das mais importantes decisões e eventos da história do país. Restos arquitetônicos desse passado persistem até hoje, tendo se convertido em importantes atrações turísticas. Em 1921, visando à preparação da festa em comemoração ao centenário da independência brasileira, o Morro do Castelo foi derrubado, dando lugar à atual região do Castelo. Revitalização A partir de 1980, o Centro RJ entrou em um declínio socieconômico com o início da "euforia" imobiliária da Barra da Tijuca; mas, desde 2009, o Centro vem passando por um intenso e rápido processo de valorização e revitalização através do programa Porto Maravilha, comandado pela prefeitura do RJ e com apoio do Ministério das Cidades e do setor privado. Como um todo, o Centro RJ vem passando por flagrante e rápido processo de valorização e revitalização, desde o final do século XX. Tem recebido crescentes investimentos de empreendedores do mercado imobiliário. Assim, tem-se assistido a um grande número de obras de restauração, reforma e desmembramento de velhos edifícios. Outrora preterido em favor da Zona Sul, voltou a crescer e a receber lojas e restaurantes a partir do final do século XX. O efervescer cultural e social da noite do Centro, com o advento do polo cultural da Lapa, deu um grande impulso à região a partir do final do século XX. Economia Possui ativo mercado imobiliário, atrações turísticas, ótima gastronomia e excelentes opções para quem gosta de comprar, seja em lojas de rua ou em centros comerciais para este fim, como é o caso dos shoppings Avenida Central, Paço do Ouvidor e Vertical.
Patrimônio No Centro, localizam-se alguns monumentos e edifícios famosos, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Chafariz do Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes, o Palácio Duque de Caxias, a Biblioteca Nacional do Brasil (fundada por Dom João VI), a Estação Central do Brasil e tantos outros que se destacam na paisagem histórica, arquitetônica e cultural do Rio de Janeiro. São inúmeras as igrejas históricas localizadas no bairro. Dentre as mais conhecidas, podemos citar: a Igreja de Nossa Senhora do Monte Serreado, anexa ao Mosteiro de São Bento, a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, a Igreja de Santa Cruz dos Militares, as igrejas de Santo Antônio e da Ordem Terceira de São Francisco anexas ao Convento de Santo Antônio, a Capela do Menino Deus, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, a Igreja de Santa Rita de Cássia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a Igreja de Santa Luzia, a Igreja de São José, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, entre outras. É um bairro de grande interesse turístico, mormente para aqueles que têm curiosidade sobre o Brasil Colônia e o Império do Brasil, pois lá também está o Paço Imperial, de onde Dom Pedro I disse que ficava e a bela casa colonial que é a única edificação das Américas onde morreu uma monarca europeia, a rainha de Portugal Dona Maria I, a louca. Além de antiguidades, possui também algumas pérolas do Modernismo, como o Palácio Capanema, projetado por Le corbusier, Niemeyer e Lúcio Costa entre outros, com seus azulejos e afrescos interiores de Portinari. Além de ficar a menos de 5 quilometros do Maracã Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra Centro RJ na cidade do Rio de Janeiro. Notícias do Centro RJLimites - Bairros Vizinhos - Centro RJCatumbi, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Glória, Praça da Bandeira, Santo Cristo e SaúdeDados Principais sobre o Centro RJPopulação 39.135 Hab.
Renda média - IDH - Subprefeitura Centro Região Administrativa 2 Área Geográfica Centro Camara Municipal Rio de Janeiro Cartórios 88 unidades Vídeo sobre o Centro RJ
|
|
Sobre o EncontraCentroRiodeJaneiro Fale com EncontraCentroRiodeJaneiro ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis |
|